segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

WSUS - Windows Update caseiro...

A Microsoft possui um serviço gratuito (claro, gratuito depois de se pagar a licença do Windows 2003 Server!) que possibilita criar um cache das atualizações do Windows Update, muito similar aos repositórios das distribuições Linux. O WSUS (Windows Server Update Services) é um serviço que funciona baixando e distribuindo as atualizações do Windows Update em uma rede local. Desta forma, os computadores locais podem baixar as atualizações diretamente do servidor de forma muito mais rápida e sem consumir a largura de banda de acesso à Internet.
Os pré-requisitos para rodar o WSUS podem ser vistos aqui e o download da ferramenta pode ser feita aqui. A instalação é no estilo "Next" e não apresentará maiores problemas. Sugiro que se instale em uma máquina virtual com um disco de no mínimo 20GB para ver como funciona o sistema. Basicamente a configuração do serviço consiste em habilitar quais as atualizações devem ser baixadas.



Seleção das atualizações          



Wizard para configurar o serviço

Nos clientes, Windows XP, Windows 2003, Windows Vista e Windows 7, deverá ser configurado o endereço do servidor WSUS. Isto pode ser feito utilizanda o editor de política de grupos para quem estiver utilizando o Active Directory ou pode ser feito manualmente em cada estação (pode-se usar o registro do Windows para isto também). Utilizando o gpedit.msc (Menu Iniciar->Executar->gpedit.msc), fazer a seguinte configuração (trocar o endereço IP 192.168.254.1 conforme o endereço do servidor):



Editor de políticas de grupo (gpedit.msc)    


Colocar o IP do servidor local

O servidor WSUS poderá ser agendado para fazer o download das atualizações durante a madrugada. Vale a pena ressaltar que as atualizações liberadas para o WSUS possuem um filtro mais rígido da Microsoft e algumas destas atualizações podem demorar para estarem disponíveis. Exemplos disto ocorreram com as liberações do Internet Explorer 7 e do Internet Explorer 8 que vieram bem depois do Windows Update normal. Uma outra grande vantagem do uso do WSUS é a possibilidade de controlar quais atualizações podem ser utilizadas para um computador ou um grupo de computadores.
Bom, agora é mão na massa! Quem tem mais de 4 computadores na sua rede está na obrigação de testar este serviço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário