quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Medindo a vazão de uma rede com a ferramenta Jperf...

A ferramenta Jperf, que é uma interface gráfica para a ferramenta Iperf, possibilita realizar testes de vazão em redes. É baseada em cliente/servidor, sendo possível a utilização de múltiplos clientes. Também possibilita a utilização dos protocolos da camada de transporte TCP e UDP na geração do fluxo de dados.
 Quando o cliente se conecta ao servidor, será gerado um fluxo de dados que tentará utilizar ao máximo a rede entre os dois hosts. Com isto, poderão ser medidas as taxas de download e upload. O cliente envia o fluxo de dados, portanto, a medição do lado cliente será o UPLOAD e do lado servidor o DOWNLOAD. Devido aos cabeçalhos dos protocolos TCP (20 Bytes) e IP (20 Bytes) e do quadro Ethernet (18 Bytes), o espaço disponível para os dados em cada pacote é de 1460 Bytes. Então, a vazão será SEMPRE menor que a largura de banda nominal. Veja no exemplo das figuras abaixo, em uma rede Ethernet a 10 Mbit/s Full-Duplex, as taxas máximas de vazão ficaram abaixo de 8 Mbit/s. Esta diferença toda tem a ver também com a  capacidade do hosts. Neste caso, o servidor foi um Pentium 200 MHz com 80 MB, rodando Linux. Em hosts com maior capacidade de processamento, a vazão ficará cerca de 5% abaixo do valor nominal da largura de banda.

 
Lado Cliente - Jperf



Lado Servidor - Jperf

  Lado Cliente - Iperf


  Lado Servidor - Iperf

Um bom teste para estas ferramentas é medir a vazão de links ADSL. Basta abrir a porta 5001 (TCP) no modem e pedir para alguns colegas conectarem como cliente. Realizem testes entre operadoras diferentes, em horários diferentes e verifiquem os resultados
Será que a vazão corresponde ao valor nominal de DOWNLOAD e UPLOAD contratado junto a operadora? Façam os testes e coloquem os seus resultados nos comentários.

Para saber mais sobre medições em redes: Monografia: "MEDIÇÕES E CARACTERIZAÇÃO DE TRÁFEGO DE REDES IP" de  Fernando Favero (Universidade Estadual de Londrina)

Um comentário: