sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Conhecendo outros sistemas operacionais...

Nestes slides, são apresentados 6 sistemas operacionais, 2 antigos e 4 projetos atuais. Este foi um trabalho realizado na disciplina de Sistemas Operacionais na UCPEL pelo aluno Luã Caldeira Oliveira.
O trabalho foi realizado utilizando a ferramenta VMWare Server 1.0.9.
O conteúdo do texto do trabalho pode ser visualizado aqui.

2 comentários:

  1. Sempre li que o Windows até a versão 95 não é considerado Sistema Operacional, e sim ambiente gráfico (pois necessita do DOS).

    ResponderExcluir
  2. Depende do contexto que esteja sendo analisado. O Win3.x utiliza o conceito de multitarefa cooperativa e swapping, coisas que o MS-DOS não tem. Portanto, não é uma simples interface gráfica para o MS-DOS. O Win98 também funciona sobre o MS-DOS e possui recursos de multitarefa melhores que o Win 3.x. Um caso parecido seria o modo texto do Linux e o modo gráfico. Neste caso, o sistema operacional dá suporte para a execução da aplicação gerenciadora de janelas. O caso da Microsoft foi uma "gambiarra" para manter a compatibilidade com as aplicações do MS-DOS. Na mesma época, a MS desenvolvia o Windows NT baseado em um kernel completamente diferente, sem maiores preocupações com compatibilidade.

    ResponderExcluir