quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Clonezilla (parte 1)...

Uma ferramenta excelente para clonagem de sistemas operacionais é a Clonezilla. Esta ferramenta permite que sejam "clonados" sistemas operacionais da forma como está atualmente instalado, contendo todos os dados, as aplicações e as configurações. Este processo é bastante interessante para o caso de backups e instalações de um grande número de máquinas porque o tempo economizado é muito grande. Para dar um exemplo, para a instalação de um sistema com o Windows XP, o MSOffice, atualizações do Windows Update e ferramentas comuns para o trabalho leva-se em torno de 2hs (claro, depende da máquina e da largura de banda disponível para acesso à Internet). Com o uso do Clonezilla, dependendo da forma utilizada, este tempo pode cair para alguns minutos. Um detalhe importante é que se as máquinas que serão clonadas não possuem os mesmo hardware deverá ser feito o processo de reparação de instalação no Windows XP. Em caso das máquinas serem iguais, após o processo de clonagem basta trocar o nome da máquina e refazer o ingresso no domínio, se for o caso. Em sistemas operacionais Linux, a detecção de hardware é menos problemática e funciona direto, bastando trocar o nome do host.
A clonagem pode ser feita de 2 modos, localmente ou em rede. O mais simples é o Disco a Disco, ou seja, basta fazer a conexão do disco que possui o sistema instalado e do disco que receberá a imagem em um mesmo computador e gerar a cópia localmente. Neste modo, o tempo de clonagem é muito rápido. Para a clonagem de um disco de 40 GB, leva cerca de 10 minutos. Deve-se ter o cuidado de não inverter a origem pelo destino na hora da escolha. Se houver a inversão, já era o sistema instalado!
  O modo Partição a Partição pode ser feito da mesma forma que o Disco a Disco, entretanto a clonagem se dará apenas na partição desejada.
 Utilizando o Clonezilla localmente tem a desvantagem de abrir os computadores e manusear os discos rígidos para fazer a clonagem. Além disto, em casos onde a garantia é perdida na abertura dos gabinetes não é uma solução viável. A vantagem é a velocidade da clonagem. Para resolver o problema pode-se utilizar o processo de clonagem por meio de uma imagem do sistema armazenado em um servidor em rede ou em alguma partição do próprio computador. Esta solução possui a vantagem de possibilitar que o administrador armazene diferentes versões do sistema operacional e gerar várias clonagens simultâneas, no caso do uso com um servidor em rede. Na parte 2 sobre o Clonezilla será abordada a clonagem com imagens em rede.


Clonando um sistema operacional localmente

O Clonezilla é disponibilizado na forma de um LiveCD o qual pode ser baixado aqui (~110MB), rodando o sistema operacional Linux. Neste exemplo, foi utilizado o VMWare Server para criar uma máquina virtual com o Windows XP. Foi adicionado um segundo disco a VM para simular o ambiente da clonagem Disco a Disco. O procedimento para clonagem de partições e similar a este método.

Dois discos rígidos na máquina virtual
 
Tela inicial do live-cd do Clonezilla
 
Após detectar o hardware, a tela para iniciar o wizard do Clonezilla ou entrar no shell
 
Opção de clonar disco ou partição ou a partir de uma imagem
 
Escolha do disco de origem e do disco de destino (muito cuidado nesta escolha!)
Processo de clonagem em andamento


Processo de clonagem terminado

Depois de terminado o processo de clonagem, foi criada uma outra máquina virtual como o sistema operacional Windows XP e foi importado o disco virtual clonado.

Usando um disco virtual existente

Este processo é o mesmo em máquinas reais, só não houve abertura de gabinetes e desaparafusamentos.
Agora, realizem os seus testes e deixem os comentários sobre os resultados.

Um comentário:

  1. Tem alguma outra forma, pois achei uma hardcore.
    que deixa uma máquina como servidor somente iniciar clonezilla no servidor e as maquinas buscam pela rede. Porém falta algo que está dando errado comigo.

    ResponderExcluir