quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Criando máquinas virtuais no VMware...

Muitos exemplos no blog são relacionados a máquinas virtuais utilizando o VMWare Server. Esta ferramenta é de uso gratuito (freeware) e pode ser utilizada tanto no Windows quanto no Linux. A partir do Windows Vista deverá ser utilizada a versão 2.x do VMware Server. No Windows XP, pode ser utilizada a versão 1.x, a 1.0.9 é a última versão da série 1.x. No Linux, podem ser utilizadas quaisquer uma das versões, entretanto a séria 1.x não terá mais atualizações. Para fazer o download é só seguir as instruções disponibilizadas aqui para a versão 2.x e aqui para a versão 1.x.
 Para se criar uma máquina virtual basta o VMware. Para instalar o sistema operacional deve-se ter a mídia de instalação ou a imagem em formato ISO. No caso do vídeo abaixo, foi utilizado o sistema operacional Windows XP como host (hospedeiro) e o Linux distribuição Ubuntu como o sistema operacional guest (convidado). O sistema operacional host pode hospedar diversos sistemas operacionais guest.

Para treinar, façam o download do VMware Server e criem máquina virtuais com os sistemas operacionais Windows 95, Windows 98, FreeBSD, OpenSolaris ou algum outro compatível. Um documento para auxílio na instalação de sistemas operacionais guest pode ser visualizado em PDF ou em HTML.
Obs: O vídeo foi feito utilizando a ferramenta CamStudio que pode ser baixada gratuitamente aqui.


3 comentários:

  1. Monks,

    Após a instalação do vmware server e do vmware console a seguinte mensagem é exibida:
    " There was a problem connecting:
    501 Global command GLOBAL sever-vmdb to non-host agent targets no supported"

    Estou usando o vmware server 2.0 no windows xp.
    Você tem algum ideia do que pode ser? Já pergunteu para o google sem sucesso.

    PS: Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Artur,

    Se estiveres usando o Windows XP te aconselho a usar a versão do VMware 1.0.9, ao invés da 2.x.
    Se tentares acessar a console de gerenciamento por meio de um navegador da seguinte forma, http://localhost:8222/, acontece o erro? Eu já instalei a versão 2.x no Windows 7 e no Windows 2003 sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
  3. Monks,

    Sim, via http esta funcionando 100%.

    Pelo que entendi navegado na rede, o vmware 2.x não possui mais o recurso do VMware console, na versão 2.x esta tudo embutido no http.

    Foi de grande ajuda, pois até então só conhecia o VMware workstation, e para manter a máquina aberta tinha que manter a janela sempre minimizada, já com o server, a VM continua rodando em segundo plano e posso acessar seu recurso via ssh por exemplo.

    ResponderExcluir