segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Resultado da enquete sobre sistemas operacionais...

O resultado da enquete sobre sistemas operacionais obteve 27 votos, sendo 40% deles para o MS-DOS e 22% para o Windows 95. Interessante que os iniciados em MS-DOS sejam  a maioria. A média de idade dos alunos do curso de Redes de Computadores da Faculdade Senac Pelotas é baixa. O MS-DOS entrou no mercado em 1982 e ficou em uso no mercado até bem pouco tempo atrás (ref. http://en.wikipedia.org/wiki/MS-DOS). Neste período, houveram diversas arquiteturas de computadores pessoais, com os mais diversos sistemas operacionais: MSX-DOS (o MSX foi muito popular no Brasil, MS == Microsoft), AMIGA DOS, alguma  variação da linguagem BASIC  fazendo o papel de interpretador de comandos do sistema operacional, TOS (Atari ST), CPM/86 (muito utilizado, a história dele pode ser lida aqui) e outros.
Bom, para quem começou no MS-DOS já tem ou vai ter facilidade em lidar com a utilização do sistema operacional em linha de comando. Isto é muito utilizado para acesso remoto a servidores por meio de SSH (Secure Shell). Na figura abaixo, um exemplo de acesso por SSH usando a ferramenta Putty.

 Obs:. o comando uptime mostra quanto tempo o host está ativo, sem reset. Neste caso, este host está  259 dias e 8 minutos ligado diretamente. Uma tarefa interessante é procurar o tempo de uptime de servidores de jogos na Internet.

Aqui uma lista para acessar contas em servidores utilizando SSH de forma gratuita (em cada serviço existirá uma forma para criar o usuário e a senha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário